26 outubro 2012



Cont. Sustente-se Luxo

Pra fechar com chave de ouro, hoje falamos de Lena, cujos vestidos, aguardávamos ansiosas e acabaram de chegar de Londres ontem...



Lena Santana – Roupa de Rainha





Nascida em Salvador, moradora do Rio de Janeiro e há mais 10 anos de Londres, Lena Santana é formada em moda  na Surrey Institute of Art and Design,seu histórico cosmopolita se reflete em seu design.








Vem pelo menos duas  vezes ao Brasil para dar aulas de Moulage, uma de suas especialidades, em Faculdades e Institutos de Moda no Rio e em São Paulo, além do Paraty EcoFashion. 
Tem um trabalho admirável com tecidos dos anos 70 e rendas antigas ingleses que utiliza com maestria  em vestidos com design contemporâneo e original.

Além do acabamento impecável, suas criações são sustentáveis, para ela é crucial ser responsável com o meio ambiente, recebe tecidos antigos e premia quem mais  contribui, bordando o seu nome na etiqueta e presenteando com uma de suas criações



 Um luxo. Que   também existe porque Lena é preciosista é só utiliza tecidos naturais





 Mesmo morando em Londres há tanto tempo,
Lena não perdeu suas características brasileiras e faz questão de ressaltar que , sempre que volta, passa na casa da mãe que continua vivendo no mesmo lugar em Salvador


 e toma sua injeção de cultura que a  fortalece  e inspira à continuar fazendo  moda com a maestria que arrebata qualquer mulher do mundo.




25 outubro 2012

Sustente-se, Luxo!


Pra não perder o fio da meada... hoje, no Sustente-se Luxo!, vamos falar sobre...

Nara Guichon Arte Têxtil - Fio Maravilha


“Meu desejo era usar a arte têxtil para cooperar na preservação ambiental, no resgate cultural e na geração de trabalho e renda para mulheres de famílias pescadoras.”


Foi assim que começou o trabalho da Nara Guichon pelas praias da magnífica Santa Catarina.
Desde pequena teve contato com fios, lãs e tricô, que foram o ponto inicial da sua paixão pela arte de tecer.


Na tentativa de restaurar os valores engolidos pela indústria, Nara viu nas redes de pesca abandonadas por seus donos pelas praias uma forma de unir tudo que ela queria.


As redes abandonadas que antes eram uma ameaça à vida marinha, hoje são a matéria prima de seu trabalho.


Mas não é só de redes que se faz esta artista, Nara vai além: utiliza também fibras naturais, como o algodão, linho, lã e rami, que proporcionam conforto, naturalidade e beleza.


Tudo traduzido em acessórios atemporais  para moda e decoração.  Nara tece. Com fios belos, nobres e únicos como a própria vida.

24 outubro 2012

Sustente-se, Luxo!

Continuando a semana Sustente-se, Luxo!... 
Chegou a vez das Irmãs Green.

O Verde das Irmãs



As irmãs Hieda e Helen se uniram (ainda mais) por um sonho comum: a criação de uma marca cujas roupas fossem feitas com uma matéria prima orgânica, reutilizável e com processos produtivos que reduzissem os impactos ambientais.



As irmãs resgatam a delicadeza dos trabalhos manuais, junto com a importância da reciclagem e a utilização de produtos orgânicos.



As irmãs tem como conceito o “slow fashion... o lento é belo”, que consiste em desacelerar o ritmo e fazer as pessoas repensarem seus hábitos de comprar coisas novas para acompanhar a moda, cada vez mais rápida. Elas acreditam que isso seja influência das cidades onde moraram, no interior do Paraná, onde as pessoas compravam pela qualidade, pelo modelo, pelo atendimento da loja, sem se importar se a peça que escolheram era de coleções passadas.



Tudo isso se mantém, pois a Irmãs Green acreditam que as pessoas podem ser agentes de mudança, repensando seus hábitos em prol de um mundo melhor.

23 outubro 2012

Sustente-se Luxo!


Continuando Sustente-se Luxo!
Nossa semana de posts celebrando o Luxo Sustentável, falaremos hoje sobre a Helicônia, marca de acessórios de pele de rã e peixe.


Helicônia - Pele Poderosa



Segundo Sharen Zancaner, cuja proposta é divulgar uma opção de consumo consciente, no curtume artesanal as peles de peixe e rã, passam por um processo de curtimento vegetal até se transformarem em couro. 



Os peixes, assim como as rãs, são criados unicamente para o consumo da carne. As peles são subprodutos que seriam descartadas como resíduos no meio ambiente. A reutilização desse material gera maior sustentabilidade a estas cadeias produtivas, pois contribui para a geração de menos resíduos, agrega valor ao peixe e possibilita a oferta de um couro alternativo, exótico e muito mais ecológico ao mercado de moda e design.




 

Sapatilhas Peep Toe de Tilápia


Além de serem muito mais acessíveis e inusitadas que a prima distante phyton, as peles da Helicônia, não compactuam com  formas cruéis de obtenção de peles. degradação do meio  e muito menos com a extinção de animais exóticos já que utiliza, o que seria descartado. 

Bracelete de Pirarucu
Além de possuírem design arrojado, acabamentos preciosos com metais sofisticados e uma beleza ímpar que só a natureza confere caprichosamente à cada uma de suas criações. 


22 outubro 2012

Sustente-se Luxo!


Inspiradas pelo colar lindo de Eucalipto que postamos hoje, resolvemos fazer uma reflexão sobre o luxo, e chegamos a conclusão de que luxo, hoje em dia,  tem a ver  com  vista pra mata, cheiro e gosto de bolo quente, andar de bicicleta e a pé, poder olhar nos olhos, poesia, música  do Brasil, feito à mão, gostar de moda e ter identidade independente das tendências, amar as tradições orais e populares,  ouvir o novo e o velho e viver no Hoje.
Também, valorizar o trabalho que não agride. Nem o solo, nem o meio. Nem o outro.
E Sustentabilidade, hoje, não é luxo e sim ponto de partida. Inclusive pra ele.                         
Então resolvemos  que esta vai ser a Semana pra celebrar o Luxo  que carrega todos este preceitos e agrega mais à quem compra e quem a produz do que o dinheiro pode contabilizar.  No fim destes ciclos, todos ganham.

A seguir, nossos luxuosos parceiros.


 
Ver, Amar, Traduzir e Criar - Thalita Morais Canavieira.



Recém graduada em Design de Moda, Thalita Morais Canavieira voltou seu leque de conhecimentos e inspirações para a confecção  de bio-jóias,
foi um processo que fluiu naturalmente pois já havia o desejo de criação contemporânea aliada  a paixão por matéria prima brasileira. Suas peças 
passam por um processo minucioso, dia após dia, experimentando a melhor forma de utilizar cada semente, fazendo combinações exóticas, 
e procurando em cada elemento inusitado uma forma de Design. Sua pesquisa está se aprofundando cada vez mais no Tururi, uma 
fibra natural que envolve o fruto do Ubuçu,oriundo de uma palmeira do Norte do Brasil. Esse elemento pouco conhecido passa por vários processos de 
beneficiamento e manipulação, de acordo com o rumo que o produto irá tomar, o resultado é sempre uma surpresa que emociona a cada olhar. 



Cerâmica marajoara, jupati, jarina...
e o brilho de Thalita.








 Tururi in natura.